Wednesday, November 24, 2021

Como eu vou descobrindo coisas sobre como me ajudar com meu cachorro

Você sabia que os cães foram os primeiros animais a serem domesticados pelo homem? Essa parceria teve início há cerca de 40 mil anos e se fortaleceu tanto que hoje compartilhamos todos os espaços da casa. Porém, o tempo de história juntos não apaga os traços primitivos e naturais dos nossos fiéis companheiros, e é por isso que o adestramento de cachorro é tão importante.


Mas como é feito o adestramento de cães? Por que essa prática é tão valiosa e o que você pode fazer em casa para melhorar o comportamento do seu amigo? Continue conosco e descubra!


Qual a importância e os benefícios do adestramento?

Apesar de muitas pessoas pensarem que o adestramento restringe a liberdade dos cães, não permitindo que eles se comportem naturalmente, é exatamente o contrário que acontece. Mesmo após os milhares de anos de convivência, os cachorros seguem seus instintos e conservam muitas das suas características ancestrais.



Cães descendem dos lobos e, como eles, vivem em bandos. Toda matilha tem um chefe e, mesmo que na sua casa seu companheiro seja tratado como rei, esse líder precisa ser você! Cachorros necessitam de limites, e aprender algumas regras é essencial para que eles vivam em harmonia na nossa sociedade.


O adestramento estimula sua inteligência e os entretém, além de melhorar a relação com o tutor, com outras pessoas e com os demais animais! Eles passam a ter mais respeito e admiração pelo seu tutor, a ser menos ansiosos, mais calmos e mais felizes.


Qualquer cão pode ser adestrado?

Sim! Todos os cães podem ser adestrados, independentemente da idade ou da raça. Claro que o ideal é iniciar a educação enquanto ainda são filhotes, mas mesmo os adultos têm plenas capacidades de aprender e mudar hábitos.


O mesmo vale para as raças: algumas são mais inteligentes e têm mais facilidade para entender os comandos, enquanto os representantes de outras têm um padrão de comportamento mais desobediente. Entretanto, todas elas podem ser adestradas!


Como fazer o adestramento de cachorro?

Ter um companheiro bem treinado significa ter um laço ainda mais forte com ele, uma vez que o relacionamento é mais tranquilo, sem momentos de estresse. Mas por onde começar? Veja algumas dicas importantes:


Conheça seu Cachorro


Como cada raça tem uma personalidade diferente, é importante que você saiba das suas particularidades. Portanto, busque informações para saber exatamente o que esperar do seu parceiro.


Use reforço positivo


A técnica do reforço positivo é a mais recomendada e a mais eficaz para o adestramento. Toda vez que seu amigo fizer algo que você solicitou, demonstre sua satisfação com um petisco e também com elogios (com a voz em tom agudo e suave).


O contrário também é importante: mostre ao seu cão o seu descontentamento quando ele fizer algo de errado, repreendendo ele com um “não!” (com a voz firme e em tom grave). Mas nunca bata no seu cachorro, pois isso destrói os laços que vocês estabeleceram.


Seja paciente e persistente

O adestramento de cachorro é uma tarefa simples, mas nem sempre muito fácil! É algo que requer tempo, amor e muita paciência. Portanto, não desista se seu amigo for desobediente nas primeiras sessões de treinamento. Lembre-se de que cada animal é único e todos responderão aos comandos ao seu tempo. Treinamento é repetição!


Outro ponto importante a considerar é que as expressões dos cachorros evoluíram muito ao longo desses anos todos, a tal ponto que se assemelham muito às nossas. Mas seja forte e não se deixe levar por aqueles olhos tristes e persuasivos! Com persistência e muito cuidado vocês chegam lá.


Procure um adestrador

Você pode, sim, ensinar truques e comandos ao seu amigo, mas não hesite em procurar um profissional, caso nada esteja dando certo. Ele tem experiência e certamente vai orientar você nessa caminhada.


Cães são membros de nossas famílias. Treiná-los estreita ainda mais essa relação, baseada em confiança e lealdade. Lembre-se: o cão é o reflexo de seu dono. Se você estiver feliz, ele também estará!


Espero que você tenha gostado. Pode deixar seu comentário que ele será muito bem vindo! Juntos podemos nos ajudar. Forte Abraço e mantenha-se forte!!!

Voltar Para Página Inicial




No comments:

Post a Comment